Tive Bebê, e Agora?

29/03/2020

Tive bebê! E agora? Como voltar a ter o corpo de antes?

Depois do parto, é normal, e saudável, a mulher querer voltar a ter o corpo de antes da gravidez. Isso a manterá com a autoestima elevada e feliz com a nova vida de mãe.

Mas sabemos que nem todas conseguem e infelizmente viverão frustradas por isso.

A boa notícia é que não precisa ser assim. É possível para todas as novas mamães voltarem a ter o corpo de antes da gravidez, desde que, tenham determinação e as orientações adequadas para isso.

Há alguns cuidados que precisam ser tomados quanto a como perder peso para não prejudicar nem a mãe e nem a criança.

Vamos falar de alguns desses cuidados a serem tomados e dar algumas dicas de como atingir o objetivo de voltar a ter o corpo de antes da gravidez sem traumas nem dramas.

> Não é aconselhável fazer dietas restritivas logo depois de ter o bebê.

Se você começar a fazer dieta logo após ter o nascimento, poderá afetar a produção do leite materno e atrapalhar a recuperação do seu corpo que, neste momento está precisando de toda a energia possível para a sua recuperação.

Lembre-se que seu corpo acabou de passar por uma experiência desgastante e está sentindo a ausência dos hormônios da gravidez e isto pode ser muito cansativo.

Também, dietas rápidas não vão ajudar a recuperar nem manter seu peso a longo prazo e ainda vai tirar seu foco do que é mais importante no momento, seu filho.

Em outras palavras, regimes e dietas para emagrecer rápido geralmente baseiam-se em um corte abrupto de calorias, e podem provocar um grande estresse, tudo o que seu corpo não precisa neste momento.

Aliás, o estresse de não poder comer direito - por causa da dieta- somado ao novo papel como mãe, pode até causar aumento de peso devido a retenção de líquidos e ao aumento do hormônio cortisol.

A pergunta que você deve estar fazendo agora é: Então, o que eu posso fazer para voltar a ter o corpo de antes da gravidez?

Como fazer isso de um jeito saudável em meio à loucura que é o dia a dia de uma mãe de bebê recém-nascido?

Leia as dicas a seguir. Elas poderão orientá-la quanto ao caminho a seguir para perder peso, voltar a ter a barriguinha sarada de antes e retomar o seu melhor corpo:

  • Evite manter na geladeira ou dispensa alimentos que você sabe que são prejudiciais e irresistíveis, como doces, massas, etc.

Ao contrário, abasteça a geladeira com frutas e legumes, carnes e peixes, castanhas, ovos, enfim, tudo que você sabe que faz bem à saúde.

* Amamente!A amamentação ajuda a perder peso. Para produzir 700 ml de leite por dia o corpo da mulher pode gastar de 500 a 700 calorias.

Mas também dá muita fome, daí a importância de escolher bem o que vai comer.

Lembre-se: Comer bem é diferente de comer muito.

Sugestão: No início e no final de cada mamada, tome um iogurte ou um copo de suco.

  • Hidrate-se! Procure tomar bastante água durante todo o dia. Ela vai ajudar na produção de leite e deixar o estomago ligeiramente cheio, ajudando a controlar a fome. Sabia que, às vezes, a sensação de fome e devido à falta de água e não de comida?
  • Durma! Um estudo descobriu que as mães que dormiam pouco -5 horas ou menos - por noite tinham mais dificuldade para perder o peso ganho durante a gravidez em relação àquelas que dormiam sete horas por noite.

Isso acontece porque se o sono é insuficiente, o corpo libera mais cortisol e outros hormônios associados ao estresse que dificultam o emagrecimento e ainda promovem o ganho de peso.

Alem disso, se você está cansada, não faz questão de comer direito - vai procurar algo rápido e geralmente pouco ou nada saudável e também terá menos vontade de cuidar de si mesma, não terá energia para se exercitar, por exemplo.

Sim, não é fácil. Toda mãe sabe que é impossível dormir oito horas por noite com um bebê recém-nascido. Mas é importante que você durma o máximo possível, por isso, aproveite todas as oportunidades para descansar.

Aquele velho conselho de tentar dormir quando o bebê estiver dormindo é muito válido. Procure tirar o maior número de cochilos durante o dia e tente ir cedo para a cama.

  • Saia para passear com seu bebê. Das umas voltas com seu bebê no carrinho é uma boa forma de gastar calorias e tonificar o abdômen e ainda se distrair da rotina cansativa de casa; faz bem à mente e a auto estima.
  • Meia horinha de caminhada pode significar 100 calorias a menos.
  • Exercite-se! Essa dica não é opcional. Exercícios físicos são fundamentais para perder peso depois do parto.

Mas, atenção. Nas primeiras semanas, depois do parto, os exercícios devem se limitar a caminhadas curtas próximas de sua casa, nada que exija muito esforço. Se puder caminhar todo dia, levando o bebê, será muito bom.

Caminhada é um exercício de baixo impacto e fará bem para os dois pegarem um pouco de sol e ar fresco diariamente.

Após as seis semanas do parto você já poderá pegar mais pesado na malhação, desde que liberada pelo médico.

Jamais tome a decisão de fazer exercícios que exigem maior esforço sem conversar com seu médico antes!

Como já falamos, fazer exercícios físicos não é opcional, é fundamental para toda mãe. Ajudará não só a perder peso mas também a melhorar o humor, a saúde cardiovascular e a força muscular, além de aliviar o estresse e reduzir a depressão pós parto.

Ou seja: você ficará mais magra, com mais energia e mais feliz fazendo exercícios.

Nota: O conteúdo deste artigo não tem por objetivo substituir nenhum conselho médico, visa apenas condensar e divulgar informações que possam ser úteis para todos que procuram por tais informações.

Biblioteque De Billom
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora