COMO EMAGRECER SAUDÁVEL E COM SAÚDE

07/03/2020

Quando se fala em emagrecer, qual é o primeiro pensamento que vem a mente das pessoas? Dieta. E dietas temos aos montes por aí, não é mesmo? Todos tem uma receita infalível, perfeita. E se pesquisarmos na internet, encontraremos milhões delas por aqui.

Entretanto, são pouquíssimas pessoas que obtém bons resultados com dietas. Por que será que isso acontece?


Será que é possível manter o controle de peso sem fazer dietas?



Por que 95% das pessoas falham nas suas tentativas de controlar o peso com dietas?


Dieta é sinônimo de "cortar calorias". É o que vemos nas revistas, jornais, programas de TV, etc.

Muitos defendem fortemente a ideia de que tudo se resume, realmente, à quantas calorias

você come e quantas você gasta. Se comer mais do que gasta, engorda, se comer menos do

que gasta, perde peso.


Este é um dos grande motivos, pelos quais, tentar controlar o peso por meio de dietas transforma-se em frustrações. Poquê?


Você, uma pessoa de boa fé, decide ler a sua revista de saúde favorita em busca de

uma solução para perder peso. Bem provavelmente, você irá achar algo que sugira

hábitos como começar a comer 500 kcal a menos por dia, etc..

"Faz sentido!", você pensa. Eles dizem que meio quilo de gordura corporal equivale à 3500

kcal, logo, se você comer 500 kcal a menos por dia, no final de uma semana você terá

queimado exatamente meio quilo de gordura.

Nota: É interessante notar que não existe comprovação nenhuma de que 0,5kg de gordura

equivale à 3500kcal. Zoë Harcombe, autora do livro Obesity Epidemic fez sua própria jornada

atrás de uma comprovação para esta informação, porém, foi infeliz em encontrar algo que

fizesse sentido.


Quantas pessoas que seguem este tipo de estratégia diariamente se frustram a cada minuto?

Emagrecer não é puramente comer menos calorias!

O corpo não é um sistema fechado! Você transpira, respira, etc., ou seja, seu corpo

está em constante interação com o meio e é um organismo extremamente adaptável e muito eficaz em um grande objetivo: sobrevivência


Acontece então que, quando você decide seguir a dieta da revista, comendo 500 kcal a menos por dia e se matando na academia, fazendo esteira, por exemplo, o que o seu corpo está pensando?

"Opa! A comida do mundo está acabando e agora eu preciso usar de

forma econômica e inteligente meus estoques de gordura, caso contrário, posso morrer se

isso continuar por muito tempo!".

Seu corpo dá um toque na sua glândula tireóide, a qual, controla o metabolismo, e ela reduz

o mesmo para um ritmo mais lento, ou seja, para que gaste menos calorias.

Além disso, seu corpo sabe que seus músculos são tecidos caros de se manter, pois eles são metabolicamente ativos!

Logo, como o corpo está em regime de economia de energia, ele não pode ficar mantendo músculos demais e que não estão sendo usados, logo, começa a queimar seu tecido muscular de forma a reduzir a necessidade calórica do seu corpo.

Agora, seu corpo aumenta a sensação de fome, mandando um sinal para que você encontre comida urgente! Aí, você, morrendo de fome, decide seguir firme na sua dieta e vai pra academia correr. Pelos bigodes dos profetas, quem, em pleno juízo, faria isso?

É exatamente isso que seu corpo pensa. Ao fazer isso, para garantir sua própria sobrevivência, seu corpo se autorregula para consumir realmente o mínimo possível de energia para executar o exercício e para aumentar a sensação de fome por alimentos densos em calorias, como doces, massas, etc. A situação agora está difícil.

Você, seguindo neste programa por um tempo, nota que está se sentido fraco (a), faminto (a) e que já não está perdendo mais peso! Você se frustra muito! Os mais fortes insistem em continuar e tomam a brilhante decisão de aumentar ainda mais os exercícios ou diminuir ainda mais a ingestão calórica para ver se perdem mais peso, agravando muito a situação.

Como disse anteriormente, o corpo é mestre em cuidar da própria sobrevivência e, em certo momento, vai adaptar tudo para que consiga parar de perder peso e queimar seus estoques, mesmo enfrentando esta rotina maluca que você decidiu levar. Como você é um ser humano e não o homem-de-ferro, chega um momento, no qual, você vai sucumbir à este masoquismo todo e não terá mais motivação e determinação para lidar com fome e cansaço contínuo. Você voltará a comer, voltará a se alimentar normalmente.

Seu corpo, agora, está extremamente bem preparado para receber e estocar toda a comida que vier, enquanto, continua a gastar energia de forma muito econômica. O resultado disso você, provavelmente, já sabe, ou seja, você irá ganhar peso mais facilmente do que antes e irá, agora, ter como resultado, uma composição corporal pior do que antes, ou seja, com mais gordura e menos músculos.

E quando tudo isso acontece, muitos imaginam que aquela dieta não funciona e vão procurar outra que seja mais eficiente, aquela que agora está na moda e todos falam dela e com o passar do tempo, mais uma vez só acontece a frustração de não conseguir controlar o peso com dietas.

Aqueles que insistem e se punem em longas horas na academia, enquanto, comendo que nem passarinho, podem ficar felizes no começo, quando sobem na balança e vêm que perderam 5, 6, 7 kg em um mês, porém, poucos sabem que a maioria deste peso foi oriundo de água e músculos perdidos e que, somente uma pequena parte, foi oriunda de gordura queimada.


Perder músculos, quando você está tentando emagrecer, é a pior coisa que você pode fazer


Outra falha gigantesca que a maioria das pessoas fazem por quererem resultados rápidos e fáceis para emagrecimento é querer cardápios prontos para seguirem de olhos fechados.

Muitas dietas por aí fornecem cardápios prontos, e enganados pela falsa impressão de que seguir um cardápio pronto e detalhado será a solução, estas pessoas se enchem de força de vontade e começam a seguir, religiosamente, as refeições sugeridas, sem ter a menor preocupação com o porquê de cada coisa que estão fazendo.


Você mesmo(a) já deve ter sentido na pele o que é se frustrar ao seguir um desses métodos tão comuns.


Sugestões de cardápios podem, sim, serem úteis como parte do todo, como guias, porém, jamais devem resumir todo o seu esforço na busca do que você mais quer no emagrecimento.

Não siga dicas e sugestões de olhos fechados, preocupe-se em saber o porquê de cada coisa. Quando começar a fazer isso, verá que a maior parte do que é dito por aí nestes cardápios prontos é pura balela que irá te levar na contramão do que realmente quer.

Uma conclusão simples e direta que podemos tirar de tudo que falamos aqui é que, pela soma de um conjunto de fatores psicológicos e fisiológicos, é possível afirmar que, no médio e longo prazo, dietas engordam.


Os sistemas de sobrevivência do corpo são muito avançados e nós, simplesmente, não conseguiremos passar a perna neles.

Logo, precisamos nos aliar a eles, entendendo como funcionam e contar com esta ajuda para conquistarmos, de uma vez, a boa forma. E isso tudo você pode aprender: emagrecimento correto, inteligente, natural, eficaz e sem sofrimento.

Milhares de pessoas já atingiram seus objetivos de boa forma seguindo um método que está alinhado com o que os grandes e verdadeiros experts em saúde e boa forma da atualidade sugerem e praticam É uma nova forma de pensar e agir que foge ao senso comum e, por isso, trás resultados impressionantes. E o que é melhor: o resultado não será apenas no controle do peso para emagrecer, mas será também na sua saúde, pois você aprenderá a se alimentar da forma correta e não apenas a cortar alimentos importantes, como nas dietas.

Se foi interessante para você, conheça o Emagrecer De Veze aprenda a controlar o seu peso e emagrecer com saúde e sem sofrimento com dietas.


Veja nossos outros artigos

Biblioteque De Billom
Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora